Cataguases-MG: Com queda na temperatura, Prefeitura aciona Plano Emergencial
19/05/2022 09:02 em Cataguases-MG e Região

Matéria retirada do portal da Prefeitura Municipal de Cataguases-MG em 19/05/2022 às 08h49

A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada de arquivos da internet/Google

 

O cataguasense já tirou o casaco do guarda-roupas por conta da queda na temperatura e a previsão é que o frio se torne mais rigoroso nos próximos dias, com a possibilidade de mínima de nove graus na próxima quinta-feira, dia 19. Isso acontece por conta de uma massa de ar polar que avança pelo Brasil vinda da Argentina e deve atingir todo o país. Com o objetivo de proteger a população em situação de rua nesses dias de frio, a Prefeitura de Cataguases, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, se prepara para executar um conjunto de ações voltadas para essas pessoas, que estão incluídas no Plano Emergencial.

Foram feitas adaptações no Albergue Municipal e o número de vagas foi ampliado de 12 para 20. O espaço da Prefeitura vai estar aberto para receber as pessoas em situação de rua que queiram passar a noite durante todo o período do frio, com oferta de café da manhã, jantar e local para dormir. Além disso, a Secretaria de Desenvolvimento Social com sua equipe multidisciplinar, reunindo profissionais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Cadastro Único, Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas vai intensificar a abordagem noturna, que já acontece habitualmente. Nessa ação, durante o período de inverno, os profissionais da pasta vão oferecer às pessoas em situação de rua que recusarem o encaminhamento ao albergue, cobertor e produtos de higiene pessoal, além da regularização de documentações e orientação sobre os benefícios socioassistenciais.

A secretária de Desenvolvimento Social, Carol Damasceno, explicou o Plano Emergencial da pasta. “Nesse período de frio, as pessoas em situação de rua ficam muito expostas e isso pode levar até ao óbito. Então, todos ficamos muito preocupados e buscamos preservar as vidas. Nós estamos com o albergue aberto para acolher as pessoas em situação de rua e o número de 20 vagas ofertado atualmente é o suficiente, já que temos 19 pessoas em situação de rua cadastradas na nossa base de dados. E, para aqueles que recusarem o encaminhamento, nós vamos oferecer os utensílios para que ele possa suportar a noite fria”, disse.

Para aquele que quiser fazer o encaminhamento da pessoa em situação de rua, o telefone é 3429-2566 e também funciona como WhatsApp. O endereço do Albergue Municipal é Rua José Francisco Mendes, 98 bairro Haidée.

Confira abaixo as máximas e as mínimas para os próximos dias segundo o Climatempo:

17/05, terça: Mínima 15º/Máxima 24º
18/05, quarta: Mínima 10º/Máxima 20º
19/05, quinta: Mínima 9º/Máxima 21º
20/05, sexta: Mínima 10º/Máxima 22º
21/05, sábado: Mínima 11º/Máxima 22º
22/05, domingo: Mínima 11º/Máxima 22º

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!