Governo de Minas oferece 15 cursos gratuitos para profissionais da educação
23/05/2022 08:03 em Minas Gerais

SEX 20 MAIO 2022  16:50  ATUALIZADO EM SEX 20 MAIO 2022 16:54 - Por Agência Minas - Matéria retirada do portal mg.gov.br

A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada da própria matéria

 

Em formato de ensino a distância e com diversas ementas, formação atende professores, pedagogos e gestores. Inscrições estão abertas

Crédito: SEE-MG/Reprodução

A Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores de Minas Gerais, que integra a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), oferece cursos gratuitos, na modalidade de Educação a Distância (EAD), e seminários como ferramentas para o aprimoramento dos profissionais da educação da rede estadual.

Neste mês de maio, 15 formações estão com inscrições abertas (atenção ao período, que varia em cada um dos cursos). A lista pode ser acessada neste link

Os cursos são voltados aos educadores, mas não limitados a professores. Especialistas, pedagogos e gestores escolares também podem participar e realizar as formações. “Com a Escola de Formação podemos acessar um número maior de professores, tendo em vista o tamanho do estado. Oferecemos o acesso à formação continuada de forma on-line porque nem todos conseguiriam fazer presencialmente. Esse é um importante fator para garantir a acessibilidade de todos nesse processo de formação”, pontua a coordenadora de Ensino da Escola de Formação, Janeth Cilene Betônico da Silva.

Segundo ela, com a implantação do novo ensino médio neste ano letivo, os cursos são ferramentas indispensáveis para o aprimoramento dos profissionais. “Ressaltamos a importância dos professores realizarem os cursos para ampliarem os conhecimentos, principalmente sobre a implementação do novo currículo, como é o caso do ensino médio”, diz Janeth.

Atualmente, estão disponíveis para inscrição formações de componentes do Currículo Referência de Minas Gerais como Arte, Geografia, Língua Inglesa, Ciências, História, Física, Matemática, Ensino Religioso e Língua Portuguesa.

Para o segundo semestre de 2022, dois cursos voltados aos educadores do ensino médio serão reabertos para novas turmas: “Reconexões”, que fala do socioemocional, e o “Transformar”, voltado aos professores de escolas prioritárias. Esses, em breve, estarão disponíveis no site para inscrições, em junho e agosto, respectivamente. Além do Google For Education, que forma turmas o ano todo.

Também para o segundo semestre, a Escola de Formação está prevendo a abertura de dois novos cursos, o de professor de biblioteca e de reforço escolar.

Outros cursos com inscrições abertas em maio: 

ensino fundamental de anos iniciais no Currículo Referência de MG

Período de inscrição: até 22/5
Carga horária: 60 horas/aula


educação infantil no Currículo Referência de Minas Gerais

Período de inscrição: até 22/5
Carga horária: 40 horas/aula


Tecnologia e inovação – módulo aprofundamento

Período de inscrição: até 30/5
Carga horária: 30 horas/aula

Currículo Referência de Minas Gerais para o ensino médio: conhecê-lo para implementá-lo

Período de inscrição: até 30/5
Carga horária: 20 horas/aula


Trilhas formativas: o planejamento no contexto escolar

Período de inscrição: até 6/6
Carga horária: 40 horas/aula


Coordenador pedagógico: papel e relevância no sistema educacional

Período de inscrição: até 6/6
Carga horária: 40 horas/aula

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!