Defesa Civil Nacional alerta para previsão de chuvas intensas em três estados do País
24/10/2022 16:25 em Natureza

Data de publicação: 24 de Outubro de 2022, 15:25h, atualizado em 24 de Outubro de 2022, 15:50h - Matéria nos enviada por email por Brasil 61.com

A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada e arquivos da internet/Google

 

Fortes chuvas devem atingir o Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia ao longo desta segunda (24) e terça-feira (25). Litoral norte espírito-santense, sul baiano e norte mineiro estão entre os locais mais afetados

 

A Defesa Civil Nacional alerta para a previsão de chuvas intensas em regiões dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia ao longo desta segunda (24) e terça-feira (25). Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os Vales do Mucuri e do Jequitinhonha e o norte de Minas, o centro-sul e sul baiano e o noroeste e litoral norte espírito-santense deverão ser os locais mais afetados.

De acordo com o Inmet, os acumulados de chuvas podem ser superiores a 60 milímetros por hora ou 100 milímetros por dia. Com isso, há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.

Diante da previsão, o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) já comunicou as defesas civis estaduais do risco e opera com equipes de plantão para acompanhar o registro de qualquer ocorrência significativa.

O coordenador-geral de Gerenciamento de Desastres da Defesa Civil Nacional, Tiago Molina Schnorr, pede para que a população fique atenta às informações oficiais e aos locais onde serão divulgados os alertas, além de adotar as medidas de autoproteção.

“É fundamental que a população adote algumas medidas de prevenção, como desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em caso de enxurrada, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos. Já em situação de grande perigo confirmada, procure abrigo e evite permanecer ao ar livre. É importante que a população fique atenta às informações oficiais e aos locais onde serão divulgados os alertas, além de adotar as medidas de autoproteção”, observou.

Alertas

A Defesa Civil Nacional orienta os moradores das regiões de risco a se inscreverem nos serviços de alerta, enviando um SMS com o CEP do local onde mora, ou outro local de interesse, para o número 40199.

Não há limite de locais cadastrados e o serviço é totalmente gratuito para a população. A partir da previsão de desastre, a população receberá um aviso contendo informações de risco e orientações para a autoproteção.

Outra recomendação é ficar atento aos alertas publicados no Twitter da Defesa Civil Nacional (@defesacivilbr) e do Instituto Nacional de Meteorologia (@inmet_).

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!