Educação lança Portal do Especialista para fortalecimento das ações pedagógicas
20/03/2023 08:35 em Minas Gerais

SEX 17 MARÇO 2023  17:55  ATUALIZADO EM SEX 17 MARÇO 2023 18:06 - Por Agência Minas - Matéria retirada do portal da Agência Minas (https://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/educacao-lanca-portal-do-especialista-para-fortalecimento-das-acoes-pedagogicas)

A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada da própria matéria

 

Espaço virtual foi repaginado para, além de ser um repositório de conteúdos e materiais de apoio educacional, servir como ambiente de troca de experiências

SEE / Divulgação

Os Especialistas em Educação Básica (EEB) da rede estadual de ensino agora contam com um novo portal de acesso a materiais de apoio educacional. A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), por meio da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores, já apresentou a plataforma para equipes das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e escolas mineiras que vão utilizá-la daqui em diante.

Compilando mais conteúdos e possibilidades de aprofundamento didático e pedagógico, essa reformulação tem o objetivo de ampliar a divulgação de informações e práticas exitosas, alinhar orientações e articular ações educacionais entre a rede. Estruturado em quatro seções temáticas — Em Foco, Sala de Leitura, Educação a Distância e Coletivo de Educadores —, o site possibilita visualizar prioridades definidas ao longo do ano letivo — tanto sobre os assuntos que dizem respeito ao cotidiano das escolas, quanto àqueles relativos às ações, programas e projetos institucionais da SEE/MG. Há também uma seção específica sobre os Materiais de Apoio para Aprendizagem.

O novo portal do Especialista é direcionado aos EEBs mas, como oferece informações de planejamento e estruturação, os conteúdos também podem interessar outros profissionais da educação. Diretores e vice-diretores, inspetores escolares, equipes das SREs e do Órgão Central da SEE/MG podem usufruir do repositório de arquivos e do ambiente virtual para compartilhar e alinhar questões inerentes à gestão pedagógica. 

Organização do portal

Montado em abas, para facilitar o acesso e otimizar a experiência do usuário, o portal possui páginas direcionadas para cada categoria de conteúdo. Funcionando como uma biblioteca, na “Sala de Leitura” é possível encontrar indicações de textos, livros, vídeos e outros materiais de referência ligados ao trabalho pedagógico. A parte de “Educação a Distância” apresenta cursos on-line de curta duração elaborados para o aprimoramento dos Especialistas em Educação Básica, viabilizando o aprofundamento nas discussões de algumas temáticas. 

A aba “Coletivo de Educadores” é espaço para publicação de vídeos com experiências que inspirem outros profissionais, propiciando mais interação entre os pares. Já na “Em Foco”, estão elencadas, por bimestre, as principais temáticas pedagógicas correlatas à função dos EEBs, assim como informações sobre os principais programas, projetos e ações da SEE.

Na seção “Materiais de Apoio para Aprendizagem — MAPA”, os especialistas têm acesso a links para os principais arquivos de apoio educacional, como o Currículo Referência de Minas Gerais, Plano de Curso 2023, Cadernos Mapa, Portal Se Liga na Educação, Aplicativo Conexão Escola, Jornal Lupa e Guia de Orientação das Formações Pedagógicas. 

Acesse o portaldoespecialista.educacao.mg.gov.br e confira.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!