Image Map
Saque do FGTS para moradores das áreas afetadas pelas chuvas em Cataguases-MG está disponível até 06/07
27/04/2022 09:24 em Cataguases-MG e Região

Em 26 de abril de 2022 - Matéria retirada do portal da Prefeitura Municipal de Cataguases-MG

A imagem da capa do site Multisom é meramente ilustrativa e foi retirada de arquivos da internet/Google

 

A Caixa Econômica Federal anunciou no último dia 19 a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para os moradores das áreas afetadas de Cataguases por motivo de calamidade, conforme os endereços identificados pela Defesa Civil Municipal. Os saques podem ser solicitados por meio do aplicativo “FGTS”, disponível para os sistemas Android e IOS do seu smartphone, até o dia 6 de julho. É necessário possuir saldo positivo na conta do fundo e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$6.220, conforme as regras do banco público.

A solicitação é realizada de forma fácil e rápida pelo aplicativo FGTS, opção Meus Saques, no celular, sem a necessidade de comparecer a uma agência. Ao registrar a solicitação, é possível indicar uma conta da Caixa, inclusive a Poupança Digital Caixa Tem, ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo. A Prefeitura preparou um tutorial que você encontra no fim no texto para orientar a população sobre a retirada dos recursos.

Para pedir a liberação do recurso, o trabalhador deve fotografar do seu próprio aparelho um documento de identificação com foto, o comprovante de residência em nome do titular, podendo ser conta de luz, água ou outro documento recebido via correio, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade e a Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro(a). Para mais informações, os trabalhadores podem acessar o site da CAIXA ou entrar em contato com a CAIXA pelo Fale Conosco 0800 726 0207.

O chefe de gabinete da Prefeitura, Humberto Valverde, lembrou o esforço de toda a equipe do Poder Executivo Municipal para que o FGTS fosse liberado. Inclusive, a ida do prefeito José Henriques, acompanhado pelo deputado federal Newton Cardoso Júnior, à Secretaria Nacional de Defesa Civil em busca de agilizar o reconhecimento do Estado de Calamidade com a finalidade de liberar os recursos para a população afetada pelas chuvas e também solicitar o envio de recursos para as obras emergenciais na cidade.

“No Formulário de Informações do Desastre (FIDE), em que registramos o evento ocorrido no município, nossa equipe incluiu os locais que tiveram ocorrência e tentamos a liberação para a cidade toda, o que acabou não acontecendo. A princípio, a Caixa disponibilizou os saques apenas para as áreas afetadas. Junto com o banco público, nós ainda estamos tentando que toda a cidade tenha o fundo disponibilizado”, explicou Humberto.

O chefe de gabinete concluiu explicando um pouco da parte burocrática da liberação do fundo. “Lembro que a liberação do FGTS é por conta das chuvas intensas ocorridas no município e não devido aos alagamentos. As pessoas que estão nas áreas afetadas podem estar com alguma divergência junto à Caixa, como no cadastro, e por isso ter a solicitação negada pelo banco público. Inclusive, a Prefeitura trabalha neste momento junto com a Caixa pra ajudar a solucionar essas questões cadastrais”, explicou Humberto.

Você acessa a lista completa das áreas afetadas no link: https://drive.google.com/file/d/1b7mtQ4xNJvUhKlM1s4Avorltd9hzRe1Z/view?usp=sharing

Defesa Civil Municipal auxilia na regularização dos endereços

Para as pessoas que residem nas áreas que tiveram a liberação do FGTS autorizada pela Caixa e estiverem com alguma divergência em relação ao comprovante de residência, a Defesa Civil está emitindo a Declaração de Residência, conforme o modelo exigido pelo banco público. Para que o atendimento seja realizado, é necessário que o interessado compareça no endereço Avenida Astolfo Dutra, 751 – Centro, entre 8h e 11h e de 13h às 17h. É necessário que seja apresentada a fotocópia de um comprovante de residência no período de novembro de 2021 até fevereiro de 2022; número do PIS; CPF; e Carteira de Identidade.

Abaixo você confere o passo a passo de como solicitar o saque do FGTS por meio do aplicativo da Caixa.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Image Map